Notícias

Estado e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins querem beneficiar famílias de baixa renda com projetos de arquitetura

05/07/2018 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Representantes da Superintendência de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sehab) da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) estudam parcerias para ofertar serviços de arquitetura para famílias de baixa renda. Os representantes dos órgãos estiveram reunidos nesta quinta-feira, 5, na intenção de discutir as estratégias que deverão ser adotadas para desenvolver e implementar a iniciativa.

O superintendente de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano da Seinf, Quesede Henrique, recomendou, ao CAU/TO, a elaboração de uma proposta de cooperação técnica para execução conjunta dos órgãos, com objetivo de promover a democratização e o acesso aos projetos de arquitetura. “Entendemos que essa iniciativa fortalecerá ainda mais o nosso trabalho de assistência técnica na garantia de moradia de qualidade”, disse.

Para o coordenador da Comissão Especial de Política Urbana e Meio Ambiente do CAU, Lúcio Milhomem, a iniciativa vai fortalecer o trabalho desenvolvido pelos envolvidos. “O CAU, ao longo dos anos, vem tentando incentivar essa política de assistência técnica de arquitetura e engenharia para as famílias de baixa renda, o que casa perfeitamente com os objetivos da Superintendência de Habitação”, ressaltou.

A expectativa é de que a parceria evolua para a criação de um escritório modelo para atender as famílias de baixa renda. O projeto também buscará parcerias com as universidades tocantinenses, com o intuito de fomentar um novo campo de estágio para os futuros profissionais de arquitetura.

Presenças

Participaram da reunião o vice presidente do CAU/TO, Luís Hidelbrando; Gilmar Scaravonatti, gerente Técnico e Fiscalização da CAU/TO; Fernanda Brito, conselheira suplente da CAU e professora da Ulbra; Cassilda Filgueira, gerente de Apoio Técnico aos Municípios.

Compartilhe esta notícia