Beneficiários do Pró-Moradia comemoram entrega de unidades habitacionais

13/12/2018 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

As oitenta famílias beneficiárias do programa Pró-Moradia receberam nesta quinta-feira, 13, as chaves das unidades habitacionais do Residencial Maria Olívia Carlesse e comemoraram a conquista. Um exemplo foi a dona de casa Ailta Alves da Silva, que aos 70 anos realizou o sonho da sua primeira casa própria. “Estou muito feliz, esse é meu presente de Natal.  Foram anos de lutas e finalmente esse meu sonho se realiza”, comemorou.

Quem também celebrou a conquista foi o beneficiário Moacyr da Silva. “É a realização do sonho da minha vida, foram 18 anos de espera, que graças ao trabalho da Habitação [Superintendência de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sehab)] finalmente meu sonho está se tornando realidade. Quero agradecer a todos que fizeram com que esses apartamentos fossem construídos”, disse.

Localizado próxima à praia das Arnos, em Palmas, o conjunto habitacional é formado por 5 blocos, sendo que cada bloco é composto por 16 unidades habitacionais.  Cada apartamento conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço integrada. Beneficia famílias com renda de até R$ 1.600,00, que moram no município há pelo menos três anos e que ainda não foram beneficiárias de nenhum outro programa habitacional.

Durante a solenidade de entrega, o vice-governador Wanderlei Barbosa anunciou que o Governo do Estado já havia aprovado o projeto de construção de um espaço de lazer, para as crianças, que não estava contemplado no projeto inicial. “Estamos trabalhando para entregar mais moradia de qualidade em todo o Estado e para os moradores que foram contemplados com a entrega do Residencial Maria Olívia Carlesse quero dizer que já temos aprovado o projeto de construção de um playground aqui para vocês”, garantiu.

O secretário de Estado das Cidades Infraestrutura, Claudinei Quaresemin, destacou o trabalho do Governo do Estado desenvolvido por meio da Sehab. “Quando assumimos o Governo, encontramos os projetos habitacionais parados e por meio do Governo do Estado temos trabalhado de forma intensiva para garantir que cada dia mais tocantinenses conquistem sua moradia. Para 2019, a nossa expectativa é de fortalecer ainda mais esse setor”, destacou.

Para o superintendente da Sehab, Quesede Henrique, o momento é de celebrar as parcerias que o Governo do Estado vem firmando e que estão garantindo a entrega de novas moradias. “Em conjunto, Governo do Estado, Governo Federal, Entidades, entre outros parceiros, estamos retomando as obras que se encontravam paradas e já estamos pensando novos projetos de moradia para serem executados aqui no Estado”, disse.

Investimento

As obras contaram com recursos de mais R$ 5,9 milhões do Programa Pró-Moradia e foram executadas pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, da Secretaria das Cidades e Infraestrutura, em parceria com o Governo Federal. “Além da doação do terreno, entramos com uma contrapartida de quase 1 milhão de reais”, apontou Quesede Henrique.

O nome do residencial foi escolhido pelos beneficiários do programa e é uma homenagem à mãe do governador Mauro Carlesse, Maria Olívia Carlesse, que faleceu no dia 09 de novembro de 2018, aos 82 anos.