5ª Conferência Estadual das Cidades

Reforma Urbana é tema da 5ª Conferência Estadual das Cidades

Debater os problemas da cidade, como moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. Este é o objetivo da 5ª Conferência Estadual das Cidades, que o Governo do Estado realiza entre os dias 24 a 26 de setembro no auditório do Tribunal de Justiça, em Palmas. A abertura oficial será às 18h do dia 24.

Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, o Governo Estadual convoca os cidadãos tocantinenses, na ocasião, representados por delegados dos 139 municípios, a trazerem suas demandas, propor mudanças e desta forma contribuir para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, elaborado pelo Governo Federal. Este Sistema definirá os papéis dos governos federal, estadual e municipal quanto às políticas públicas de moradia e planejamento das cidades.

Para o presidente do Conselho Estadual das Cidades e secretário das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Frota, “a Conferência deve promover a aproximação dos cidadãos tocantinenses da gestão urbana e, desta forma, auxiliar na elaboração de propostas que venham ao encontro dos anseios da população”.

A Conferência vai contar ainda com a participação de membros do Ministério das Cidades, do Executivo Estadual e de instituições não governamentais.

Conferência Nacional

As propostas da Conferência Estadual serão levadas para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece entre os dias 20 e 24 de novembro deste ano, em Brasília (DF). Todos os estados brasileiros devem ter representatividade e o Tocantins participará com 36 delegados.

24/09/13

Atividade

18h00

Credenciamento

19h00

Abertura Solene

20h00

Palestra Magna - “Quem muda a cidade somos nós” - ministrada pelo arquiteto e urbanista Luiz Masaru Hayakawa

21h00

Aprovação do Regulamento da Conferência

25/09/13

8h00

Credenciamento

9h00

Palestra - “Importância do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e os desafios para sua efetivação” – ministrada pelo urbanista Hidelbrando Ferreira Paz.

10h30

11h00

Palestra - “Prioridades do Ministério das Cidades para Políticas de Desenvolvimento Urbano” – ministrada pelo engenheiro civil Alexandre Araújo Godeiro Carlos.

12h00

Almoço

13h30

Grupos Para Formulação de Propostas